Desta vez....foi!!!! Mas foi
mesmo!
Deixamos os 4x4, meio metro de
altura ao solo para ficarmos com um 4x2...15cm ao solo!
A escolha recaiu pela Volvo....a
V50 1.6D, e porquê? Perguntais vós! (ou não!)
A escolha radical de alteração do
tipo de veículo deveu-se à necessidade de conseguir viajar com o menor custo
possível. De facto, começava ser um pouco demolidor de carteiras, viajar num
dos Land Rover que tínhamos, mesmo o Freelander Td4, os consumos nunca ficavam
abaixo dos 9litros por cada 100km percorridos. Já o Discovery Td5, para além da
classe 2 nas portagens, o consumo nunca ficou abaixo dos 11/12 (mas mesmo assim
era preciso viajar em auto-estrada a velocidade moderada), nas voltinhas dos
“tristes” rondava os simpáticos 13/15litros por cada 100km percorridos!
Muito discutido, na escolha de
novo veículo, prendia-se no melhor preço vs retoma do Discovery (o Freelander
tinha já sido vendido a particular).
Tinha feito uma lista de
possibilidades:
- Skoda Yeti 1.6D
- VW Golf Variant 1.6D
- Renault Megane Sport Tourer 1.5dCi
- Citroen Grand Picasso CMP6 1.6HDi
- Peugeut 3008 CMP6 1.6HDi
- Nissan Qashqai 1.5dCi
- Volvo V50 1.6D
A primeira da lista, não reuniu
consenso, eu gosto a Carla detesta.
As restantes gostávamos, mas os
preços de venda vs retoma...não agradavam.
A Nissan Qashqai caía que nem
“ginja” mas, mais uma vez os valores de venda vs retoma não eram nada compatíveis.
De todos restava a V50.
Na maioria das avaliações, os
valores de retoma do Discovery rondavam os 4.500€, muito abaixo dos nossos
objectivos. A venda a particular imponha-se como a solução ideal para obter o
montante, que juntando ao valor de venda do Freelander, dava-nos folga para
aquisição de nova viatura sem grandes “esforços” e, acima de tudo, sem
empréstimos bancários.
A Volvo, para além de ter um
aspecto sóbrio, moderno, algo snobe, tem na sua versão Drive, a opção certa
para as nossas pretensões. O motor desenvolvido em conjunto pelo grupo
PSA/Ford, 1.6litros a gasóleo, com uma potência de 110 cv, combina na perfeição
com o que nós pretendíamos (baixos consumos 5 a 6l/100km e fiabilidade). A
juntar a isto, conseguimos optar por uma viatura mais amiga do ambiente, dado
que a versão Drive e o sistema Start & Stop deixam escapar apenas
104g/km de CO2 para atmosfera.
Após vários contactos de
pretensos compradores para o Discovery, descobri um stand de automóveis que fez
uma proposta honesta e razoável de retoma do nosso veículo para aquisição de
uma Volvo V50 1.6D Sport Drive de 2009.
Começamos uma troca de e-mails e terminou tudo
no dia 26 de Abril de 2013 com a compra da Volvo V50 1.6D Drive S&S Summum
de 2009/09.
Foi a primeira vez que fizemos um
negócio por internet/e-mail/telefonema, sem vermos as viaturas em questão ( o
nosso Discovery e a Volvo do stand).
Num dia (umas horitas!) fomos ao
stand e testámos duas Volvo V50.
Saímos de casa perto das 10h da
manhã, chegámos ao stand perto das 13h da tarde, vimos as Volvo (uma modelo
Summum e outra Drive Line), fomos almoçar. Após almoço (perto das 14:30)
fizemos o primeiro test-drive numa das V50, depois testamos a outra V50
(Summum); ás 15:30 fechamos negócio, ás 16h tínhamos o seguro automóvel
provisório, perto das 17h estávamos a caminho de casa...às 19h estávamos em
casa!!!
A aventura de rodinhas baixas
começou...e começou com os habituais probleminhas...o ar condicionado não
debitava frio e, aquando de um check-up geral solicitado à Auto Sueco,
verificou-se que a válvula EGR não estava a funcionar correctamente.
Após as correcções das anomalias
referidas....vamos ver quantas mais nos esperam (eu conto não ter mais
nenhuma....mas....)...tudo vai bem...os consumos são os esperados, acho que até
estão a superar as nossas espectativas...numa primeira viagem e percorridos
cerca de 500kms o consumo médio foi de 4,8l/100km!!!