Começa-se por estranhar o design
exterior, depois vem aquela sensação de gostar de algo que é diferente de tudo
o resto e assim se começa a apreciar este modelo. Penso que não serão consensuais
as suas linhas, direitas, a grelha frontal muito vertical, as ópticas a imitar
o martelo de “Thor”, depois uma traseira “estranha” …enfim habituação é a
palavra certa.
O interior é, no mínimo,
minimalista, estilo sueco como dizem, mas luxuoso qb….a vesrão “inscription” é o topo da gama, com bancos bem desenhados e revestido a pele suave, muito
confortável e agradável ao toque. O tabliet com inserções de madeira genuína
Linear Walnut fica mesmo a “matar”, pena o comando da caixa automática não ser
aquele em vidro e iluminado, enfim, não se pode querer tudo de uma vez só!
Bem, após acerto da posição do
banco do condutor, espelhos…chegou a vez de ligar o motor. Espanto meu. Não se
ouve o trabalhar deste 2l, quatro cilindros em linha, silencioso, bastante
silencioso para o meu gosto.
Posição de “D” na mini alavanca
da caixa automática, uma GEARTRONIC 8V e lá arrancamos nós.
Numa primeira abordagem cheguei a
pensar que este motor não seria capaz de levar os quase 2000kg de peso bruto,
mas consegue e muito bem. Assim que se chega a uma autoestrada, aí sentimos que
este é o seu habitat natural. Seguro, ágil, de uma condução leve e
descontraída. Contamos com os múltiplos sistemas de segurança activa e passiva,
Pilot Assist, deteção de animais, luzes inteligentes, diversas tecnologias de proteção
de peões e até ciclistas, são alguns dos exemplos daquilo que este Volvo
consegue pensar e sugerir. O novo Volvo S90 vem equipado com capacidade
semi-autónoma avançada, o Pilot Assist Este sistema proporciona correcções de
direcção suaves (sente-se umas ligeiras vibrações no volante, sempre que se
cruza as linhas da estrada) para manter o carro corretamente alinhado com as
marcações das autoestradas até velocidades de cerca de 130 km/h, deixando de
necessitar de seguir outro carro.
Mudança de estilo de condução para o Sport, aí se traduz
numa abordagem mais “radical” da caixa automática e uma “atitude” mais firme do
chassis.
Numa condução em estradas menos
nobres, nada incomoda os ocupantes, certo que se trata de uma viatura nova, mas
mesmo assim dá para prever que os “anormais” barulhos e barulhinhos não deverão
aparecer.
O ambiente a bordo é soberbo,
luxo não falta, conforto também não e o sistema de som “Bowers & Wilkins”,
enfim não há palavras para o descrever.
Adorei o “test drive”, agradeço ao comercial da Volvo AutoSueco VNGaia (Hugo
Baptista) esta oportunidade.
A pergunta de “one
million dollars”, compraria este veículo? A resposta é, não. Gostei do
carro, é luxuoso, elegante, espaçoso, muito bem acabado, com pormenores
delicosos, mas ainda assim acho que é carro (o S90) para gente mais “madura”, é
um óptimo carro para os avós irem buscar os seus netos ao colégio, passear
pelas montanhas, sei-lá…para mim, acho que da série 90, a “V” seria a escolha
ideal, mas mais a Cross Country (espero poder vir a experimentá-la assim que
houver oportunidade para tal).