segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Neve_2010 Montalegre

Há muito que pensava na neve..ui! a NEVE…OK!!! Não vai assim há tanto tempo, pois o calor do Verão não foi assim há tanto tempo…mas isto do tempo, e por falar nele, é tempo de escrever sobre o tempo que se fez sentir no passado dia 01 e 02 de Dezembro…..





Foi o primeiro grande nevão que vi…a preparação para estes dois dias já vinha a ser feita há….lá está….muito tempo (cá está o tempo outra vez….8) ) comecei, ou melhor começamos com a compra de luvas e o fato da neve….

Depois foi tempo (dâh!!!!) de comprar as botas e o trenó….áh! pois é! Este ano nada de “sku” com sacos de plástico….




Após isto, foi esperar que viessem as primeiras bolas de neve…e vieram….em pleno Outono (finais) lá veio o grande nevão e nós lá fomos vê-lo.

Só posso contar que ficamos admirados com a quantidade de neve que havia por esses montes e vales deste nosso Trás-os-Montes.


O nosso destino - Montalegre - “Tasca do Açougue” para o desejado e merecido almoço, bacalhau grelhado e posta barrosã, sem antes de saborear uma entrada de pica-pau….muito bom, mesmo!!!!


De seguida a diversão….o Castelo de Montalegre com o seu jardim coberto de neve, serviu e muito bem para nosso divertimento…


O Rafael adorou a experiência, a sua primeira vez a brincar na neve….
o Castelo de Montalegre (visto da cidade lol)

a cidade vista do Castelo....

A viatura que nos transportou, sempre em segurança....




o  Rafa adorou a neve.....ainda bem...porque apesar da grande diferença de idades entre ele e eu....acho que sou tão ou mais criança quando vejo a neve....

a dupla imbatível...a mãe que se cuide, pois já tenho um grande fã da neve...lol



o trio maravilha



a marca de um grande pneu!!!! afinal já não o vou vender!!!! ;-)

a lareira acesa, o calorzito da fogueira...maravilha!!!

o registo da temperatura exterior no dia 02/12/2010 (A24) a caminho de casa

na A24 a chegar ao nó de Boticas

na A24 depois do nó de Boticas e a chegar ao nó de Vila Pouca
nesta altura eu e a Carla já estávamos a pensar que tínhamos feito asneira em não ter saído no nó do Bragado e ir "pedir" guarida ao tio Xico....

já na ligação com a A7 e ainda a pensar...."...devíamos ter ido ao tio Xico..."


Tenho a registar a excelente ajuda e grande simpatia dos agentes da autoridade que se encontravam ao longo da A24 e A7, que com grande paciência e esforço físico (a temperatura de 1ºC não ajuda nada) fizeram com que todos ou quase todos pudessem prosseguir caminho...pessoalmente percebi que estavam lá para ajudar...mesmo!!!!

No nosso caso, foi sempre com simpatia e educação que me perguntavam .."..conseguiu vir até aqui sem problemas? então siga até onde poder, quando não conseguir prosseguir mais, encoste o máximo à direita para o limpa-neves passar, ok?...boa viagem..."
foi assim que lentamente fui passando por todos aqueles que não conseguiam rolar, melhor rolar até rolavam...mas para as bermas ... vi, pela primeira vez que as correntes de neve para os pneus dos automóveis funciona...mesmo!!!!

Percebi que o Land Rover Discovery Td5, com os pneus A/T da Continental consegue passar por estradas com neve e gelo, sem grandes problemas...

Percebi a razão pela qual as estradas ficam, rapidamente, cobertas de neves e intransitáveis pelos veículos menos preparados...


até ao próximo nevão.....certo? Certo !!!