quarta-feira, 15 de maio de 2013

A V50......



Desta vez....foi!!!! Mas foi mesmo!

Deixamos os 4x4, meio metro de altura ao solo para ficarmos com um 4x2...15cm ao solo!

A escolha recaiu pela Volvo....a V50 1.6D, e porquê? Perguntais vós! (ou não!)

A escolha radical de alteração do tipo de veículo deveu-se à necessidade de conseguir viajar com o menor custo possível. De facto, começava ser um pouco demolidor de carteiras, viajar num dos Land Rover que tínhamos, mesmo o Freelander Td4, os consumos nunca ficavam abaixo dos 9litros por cada 100km percorridos. Já o Discovery Td5, para além da classe 2 nas portagens, o consumo nunca ficou abaixo dos 11/12 (mas mesmo assim era preciso viajar em auto-estrada a velocidade moderada), nas voltinhas dos “tristes” rondava os simpáticos 13/15litros por cada 100km percorridos!

Muito discutido, na escolha de novo veículo, prendia-se no melhor preço vs retoma do Discovery (o Freelander tinha já sido vendido a particular). 

Tinha feito uma lista de possibilidades:


  • Skoda Yeti 1.6D
  •  VW Golf Variant 1.6D
  •  Renault Megane Sport Tourer 1.5dCi
  •  Citroen Grand Picasso CMP6 1.6HDi
  • Peugeut 3008 CMP6 1.6HDi
  • Nissan Qashqai 1.5dCi
  • Volvo V50 1.6D

A primeira da lista, não reuniu consenso, eu gosto a Carla detesta. 

As restantes gostávamos, mas os preços de venda vs retoma...não agradavam.

A Nissan Qashqai caía que nem “ginja” mas, mais uma vez os valores de venda vs retoma não eram nada compatíveis. 

De todos restava a V50.

Na maioria das avaliações, os valores de retoma do Discovery rondavam os 4.500€, muito abaixo dos nossos objectivos. A venda a particular imponha-se como a solução ideal para obter o montante, que juntando ao valor de venda do Freelander, dava-nos folga para aquisição de nova viatura sem grandes “esforços” e, acima de tudo, sem empréstimos bancários.

A Volvo, para além de ter um aspecto sóbrio, moderno, algo snobe, tem na sua versão Drive, a opção certa para as nossas pretensões. O motor desenvolvido em conjunto pelo grupo PSA/Ford, 1.6litros a gasóleo, com uma potência de 110 cv, combina na perfeição com o que nós pretendíamos (baixos consumos 5 a 6l/100km e fiabilidade). A juntar a isto, conseguimos optar por uma viatura mais amiga do ambiente, dado que a versão Drive e o sistema Start & Stop deixam escapar apenas 104g/km de CO2 para atmosfera.

Após vários contactos de pretensos compradores para o Discovery, descobri um stand de automóveis que fez uma proposta honesta e razoável de retoma do nosso veículo para aquisição de uma Volvo V50 1.6D Sport Drive de 2009.

 Começamos uma troca de e-mails e terminou tudo no dia 26 de Abril de 2013 com a compra da Volvo V50 1.6D Drive S&S Summum de 2009/09.

Foi a primeira vez que fizemos um negócio por internet/e-mail/telefonema, sem vermos as viaturas em questão ( o nosso Discovery e a Volvo do stand).

Num dia (umas horitas!) fomos ao stand e testámos duas Volvo V50.

Saímos de casa perto das 10h da manhã, chegámos ao stand perto das 13h da tarde, vimos as Volvo (uma modelo Summum e outra Drive Line), fomos almoçar. Após almoço (perto das 14:30) fizemos o primeiro test-drive numa das V50, depois testamos a outra V50 (Summum); ás 15:30 fechamos negócio, ás 16h tínhamos o seguro automóvel provisório, perto das 17h estávamos a caminho de casa...às 19h estávamos em casa!!!


A aventura de rodinhas baixas começou...e começou com os habituais probleminhas...o ar condicionado não debitava frio e, aquando de um check-up geral solicitado à Auto Sueco, verificou-se que a válvula EGR não estava a funcionar correctamente.


Após as correcções das anomalias referidas....vamos ver quantas mais nos esperam (eu conto não ter mais nenhuma....mas....)...tudo vai bem...os consumos são os esperados, acho que até estão a superar as nossas espectativas...numa primeira viagem e percorridos cerca de 500kms o consumo médio foi de 4,8l/100km!!! 

















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