terça-feira, 23 de setembro de 2008

os sete meses....quase oito.....

Bem, isto de ser pai, tem que se lhe diga....mas muito mais a dizer.....tem a mãe... A mãe é amiga, é a fonte de alimento, é a "prossegur", é a protectora, é ... tudo e mais alguma coisa.....a figura do pai resume-se ao simples facto de ter que estar presente e ajudar em tudo que puder......não! não estou a menospresar o nosso papel... Pelo que vejo, pela experiência que vou adquirindo ao longo deste sete meses, quase oito, a conclusão que tiro, é que nós "o Pai" tem um papel de "bengala" da Mãe....o ajudar naquilo em que o bébé não depende exclusivamente da Mãe....ou seja e passo a exemplificar.....
- mudar as fraldas, algo que está a tornar-se cada vez mais dificil, pois o Rafael está cada vez mais enérgico, não parando quieto.....;
- despi-lo e vesti-lo, mas sempre com o auxílo estéctico da Mãe, pois claro!

- levá-lo para o banho;
- tirá-lo do banho;
- embalá-lo nos braços até adormecer;
- segurá-lo ao cólo;
...e mais algumas tarefas, as quais de momento não tenho presente na memória;

A mãe, por sua vez:
- amamenta-o, noite e dia;

- lava a roupa, passa-a a ferro, arruma-a no armário;
- escolhe a roupa que o Rafael há-de vestir;

- prepara a sopinha;
- prepara a mochila para a creche;
- dá-lhe banho;
- dá-lhe as vitaminas prescritas pelo médico pediátra;
- acalma-o quando chóra;

- dá-lhe a paz e tranquilidade quando acorda a meio da noite, atormentado pelas dores dos seus dentinhos de leite a nascer, rompendo as gengivas;
- acorda de duas em duas horas para amamentar;
- às 11:45 dá-lhea sopinha (aos fins-de-semana);

- às 14:30/15h dá-lhe as papas (aos fins-de-semana);
- leva-o à creche e vai buscá-lo ao fim da tarde;

Somando a isto tudo, ainda tem tempo para ser a Drª Carla Matos, administrativa/comercial da empresa onde trabalha; consegue ser a Carlinha, meu "morzinho" mulher de um gajo chamado Orlando (eu !!!!!); consegue ser a amiga dos seus amigos; consegue ser a dona de casa; e nos tempos livres ainda tem tempo para ser a Carla Matos, a mulher independente, senhora do seu "nariz"....

A tudo isto, tenho a afirmar..... Adoro-te.....Mãe! a Super Mãe do nosso filhote mais lindo do Mundo....Rafael...

Também, com esta minha experiência de Pai de sete meses quase oito, tenho a afirmar a minha mais profunda admiração pelas Mães de todo Mundo, pela dedicação, carinho e paciência que demonstram gratuitamente e sem esperar algo em troca......


Esta minha experiência de Pai de sete meses quase oito, tem sido algo muito surpreendente, pois não tinha a noção de como era ser Pai....confesso que ainda hoje, passados estes meses, acho que não sei se estou a fazer as coisas como deviram de ser feitas.......sei-lá....estarei eu a educa-lo como deve ser? Estarei eu a ser o Pai que deveria ser?

Por vezes dou por mim a pensar cá para os meus "botões"....."...épá!!!!! já sou Pai de um garoto com sete meses quase oito! já!?...."
O tempo passa e tudo parece que aconteceu ontém. Ainda no outro dia, estava eu e a Carla em casa a descobrir que "estavamos grávidos", após o teste de gravidez, comprado horas antes numa farmácia cá da zona! Lembro-me que a emoção tomou conta dos meus sentimentos e abracei a Carla com todo o meu carinho e amor que pude dar!

Parece que foi há poucos dias, que estive aflito, nervoso, recioso ao lado da Carla no Hospital de Gaia, no quarto de parto...a dizer-lhe...."...nao chores....não vomites....respira....respira....respira...." e ao fim de muitas horas lá nasceu após ceseriana.......3:05h do dia 2 de Fevereiro........

enfim e por agora é tudo......até ao proximo post......

3 comentários:

carla matos disse...

Confesso que me deixas-te a chorar...obrigada!

Mas tudo o que faço é porque vos amo muito...e não é sacrificio nenhum...

Eu amo-te muito, és o melhor marido do mundo.

Beijo

Unknown disse...

é-lá! não é preciso tanto! LOL

beijos....

Paulo André disse...

é pá, que mania a minha de ler os comentários antes de ler o texto que as pessoas aqui comentam.
Mas desculpem lá, o melhor marido do mundo sou EU.
LoL. Ok vou ler o texto para elaborar um comentário melhor. Hihihih.